Saiba quando é comemorado o dia do Mar e quais objetivos

Saiba quando é comemorado o dia do Mar e quais objetivos

Litoral brasileiro é uma das principais fontes de riquezas do país, confira aqui

Celebrado em 12 de outubro, o Dia Nacional do Mar tem como objetivo principal fomentar o debate acerca da proteção dos oceanos, por meio de ações governamentais e cotidianas. E você também pode contribuir nessa luta diária.

Sabia que o Brasil possui um dos litorais mais extensos do mundo?
As belas praias espalhadas ao redor do país são fontes riquíssimas de subsistência para milhões de brasileiros. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 17 estados brasileiros possuem trechos de costa litorânea, totalizando mais de 8.500km e 400 municípios.

Os oceanos abrangem mais de 90% de toda água do planeta! Ainda assim, há um esforço constante de entidades e ONGs mundo afora para preservar a enorme biodiversidade desse recurso. E é por isso que o Dia Nacional do Mar é tão importante.

Por que 12 de Outubro é o Dia Nacional do Mar?
A comemoração em homenagem ao Dia Nacional do Mar teve início em 1994, em meio à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, em Portugal. Após a assinatura de um tratado de responsabilidade sobre as atividades marítimas, em 1997, o país passou a celebrar a data todo dia 16
de novembro.

No Brasil, os órgãos responsáveis escolheram o dia 12 de outubro como data oficial para a realização de ações de conscientização sobre a exploração cada vez maior das águas. A Marinha do Brasil promove, anualmente, debates sobre a necessidade de maior cuidado com os oceanos – tanto por parte de grandes empresas como pela população.

A importância do mar para a economia brasileira
O mar representa um dos setores mais produtivos da cadeia global, e movimenta bilhões anualmente. E não seria diferente no Brasil, que possui uma das maiores extensões litorâneas do mundo.
Além de importante para o transporte de cargas entre países parceiros comerciais, o mar representa ainda uma grande demanda pela produção de alimentos e, consequentemente, de empregos.

 

R$ 2 trilhões por ano
O litoral brasileiro representa uma das principais fontes de riquezas do país.
Segundo dados da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o país pode gerar até R$ 2 trilhões por ano em produção marítima – o que equivale a 19% do Produto Interno Bruto (PIB).

Como os impactos ambientais afetam a economia marítima?
A economia marítima carrega um peso para diversas nações: os impactos ambientais, que vêm crescendo. Um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são produzidos e descartados nos oceanos anualmente.

Como o mar estende-se por uma faixa mais próxima do continente – ao contrário dos oceanos, que engloba o todo e tem maior profundidade –, os impactos ambientais se tornam mais visíveis por parte das cidades. O bioma marinho é afetado diretamente, tanto por empresas como pelo
próprio cidadão.
Por isso, a preservação das praias brasileiras é uma das principais metas a serem estabelecidas no curto prazo.

Atitudes para preservar os oceanos
Evite o descarte óleo no ralo da pia;  Substitua a garrafa pet por acessórios reaproveitáveis; Não utilize talheres ou utensílios descartáveis; Avalie as embalagens dos produtos de higiene a fim de
evitar compostos tóxicos; Faça a separação correta do lixo entre reciclável e orgânico, Contribua com uma ONG ou projeto de sua preferência.

Aproveite as delicias do Mar, vista @nanamariamodapraiaefitness e arrase nas inúmeras e maravilhosas praias brasileiras!

MalaCria Soluções

- REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.