Filtro de Combustível – Qual a função e Quando trocar
O filtro de combustível é composto por aço, alumínio ou até mesmo plástico e também por uma malha de papel à base de fibras de celulose. Essa malha é responsável por filtrar o combustível que chega do tanque do veículo, retirando suas impurezas, e então ela o envia ao motor. O filtro sempre está localizado, portanto, entre o tanque de gasolina e o motor do carro.
É muito comum, por exemplo, que haja danificação na bomba de combustível. Isso porque, quando o filtro não está mais funcionando bem, a gasolina ou o etanol passam com mais dificuldade pela malha até chegar no motor, e a bomba fica sobrecarregada. Afinal, ela tem que fazer uma força muito maior para transportar o mesmo material até que ele chegue ao motor.
Também é comum, quando o filtro não está em bom estado, que os detritos e impurezas cheguem aos bicos de injeção eletrônica (responsáveis por espalhar o combustível pela câmara de combustão). A limpeza, nessa situação, é mais complicada.
Há alguns sinais que o próprio carro dá quando o filtro não está em bom estado. Os principais sintomas estão indicados abaixo, e o motorista deve estar sempre atento a eles, para o caso de precisar fazer os ajustes necessários.
– Dificuldade na aceleração: Quando o filtro de combustível está passando por algum problema, é comum que o carro passe a não responder tão bem aos comandos do condutor. Se pisar no pedal da aceleração até o fundo não está mais funcionando, pode ser sinal de que o veículo precisa ser levado ao mecânico.
– Perda de potência nas partidas: Da mesma forma, se o condutor percebe que o arranque não é realizado de uma forma tão tranquila (ou seja, quando a partida se torna mais difícil ou até mesmo não pega), também é bom verificar se o defeito está no filtro.
– Diminuição no desempenho: O rendimento do carro está prejudicado? Não consegue acelerar nem frear com tanta facilidade? Não consegue manter a velocidade do carro alta e constante? Esse é outro dos sintomas.
– Consumo de combustível: Se o carro de repente passa a correr menos com uma quantidade maior de combustível, é sinal de que há algo de errado. Embora o problema possa estar associado a muitas peças diferentes do carro, o filtro desgastado é uma delas.
– Marcha lenta irregular: O carro tem engasgado muito e andado de forma estranha e desnivelada em primeira ou segunda marcha? Essa irregularidade é uma das principais maneiras de identificar problemas no filtro de combustível.
– Lâmpada de advertência acesa: O carro possui uma série de pequenas lâmpadas que advertem o motorista sobre algum problema que está acontecendo ou que pode vir a acontecer. Elas podem ser até mesmo aquela luz que indica que os passageiros precisam apertar o cinto. Mas é bom conferi-las sempre: pode ser que indiquem problemas na bomba de combustível também.
Caso um desses sintomas (ou vários deles) estejam atingindo o seu carro, é sempre importante tentar entender o que pode ter de errado com ele. E, por mais que o filtro de combustível em si seja muito simples e tenha um descarte muito fácil, sua troca não é assim tão intuitiva – e é melhor que seja endereçada a um profissional do ramo.