Setor de construção civil em plena expansão

Setor de construção civil em plena expansão

Segundo informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento do setor em 2022 foi de 6,9% , o que comprova sua relevância socioeconômica. Quando o setor está aquecido, todos os serviços ligados à construção e todo o comércio de materiais têm um impacto forte. A construção foi um dos grandes pilares que garantiu o desenvolvimento do Brasil nos últimos anos, impactando, também, os demais setores da economia e gerando um grande ciclo virtuoso de geração de emprego e renda.
A indústria registrou alta de 1,6% e o resultado foi puxado por dois segmentos: eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos, que apresentou expansão de 10,1% e pela construção, com incremento de 6,9%. O setor de serviços se destacou e cresceu 4,2%.

 

Tendências
As perspectivas, mesmo com todos os desafios, como a alta inflação e as elevadas taxas de juros, vêm sendo consideradas bastante positivas. Além disso, a aplicação de novas tecnologias promete ser uma exigência para que as empresas do setor se mantenham competitivas e gerem resultados mais eficientes. Realidade virtual, Building Information Modeling (BIM), robotização de processos, entre outras ferramentas são tendências que contribuem para avanço do setor.

 

 


Sustentáveis

As construções sustentáveis, por exemplo, também têm sido aplicadas para gerar ainda mais destaque ao setor. Atualmente, essa se tornou uma das maiores preocupações mundiais, por isso, é uma tendência de movimentação do mercado, que vê, cada vez mais, a necessidade de buscar alternativas que tragam menor impacto ambiental.
Materiais de construção que facilitam a execução do trabalho são outros aspectos que favorecem o mercado aquecido. Uma vez que esses itens são mais vantajosos tanto economicamente quanto para otimizar o trabalho, vão ganhando cada vez mais destaque. Como exemplo disso, temos as estruturas pré-moldadas.

 

 

Muitas oportunidades têm surgido ou ganhando mais relevância no mercado da construção civil, favorecendo seu desenvolvimento. Ou seja, muitas demandas podem ser aproveitadas para potencializar os resultados e gerar maior lucratividade para esse tão importante setor.Dentre as maiores oportunidades, está a geração de novos empregos, isso pelo fato da construção civil ser um importante motor da economia. Levando em consideração todas as tendências do setor, podemos entender que o investimento na área da construção civil é, de fato, uma ótima oportunidade. Analisando todo o cenário, o investimento nesse segmento tende a trazer ótimos resultados. Um dos benefícios que podemos destacar é a alta tendência de valorização, visto que o setor imobiliário, que impulsiona a construção civil, tem registrado um dos melhores valores dos últimos 10 anos. Principalmente com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais os imóveis confortáveis, o que gerou maior busca por novas moradias.

 

 

Para quem está em busca de maior segurança, a construção civil é uma excelente escolha. Pelo fato de ser uma aplicação bem rentável e com baixíssimos riscos, essa tem se tornado a escolha de muitas pessoas que querem grande valorização e a formação de um patrimônio sólido. Portanto, investir na construção civil, apresenta vantagens como segurança, bom rendimento e alta valorização. Além disso, pode ser uma ótima forma de diversificar a carteira e diminuir os riscos das aplicações.
Em 2023, a tendência é de que o bom ritmo de crescimento permaneça, gerando resultados ainda mais significativos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima um aumento de 13,5% para os próximos anos. Dessa maneira, muitas obras deverão ser realizadas.

 

 

Há, ainda, a expectativa de que mais projetos parados pela pandemia sejam, finalmente, executados. Desde grandes construções até mesmo pequenas obras residenciais.
A construção civil, é um dos setores fundamentais para o desenvolvimento global e por isso as atividades na área nunca param. A demanda por atividades de construção cresce a medida que os grandes centros urbanos se desenvolvem e a tecnologia e inovação acompanha esses avanços trazendo cada vez mais novidades para esse campo. Segundo analistas da Oxford Economics, mesmo com os impactos negativos da pandemia, o setor tem perspectivas positivas para os próximos anos e deve crescer quase 35% até 2030, atingindo um total de US$ 5,8 trilhões.

Vários negócios lucrativos na construção civil vem surgindo nos últimos tempos.

 

Construções Sustentáveis
Sustentabilidade  vem se tornando, cada vez mais, uma palavra chave para o sucesso dos empreendimentos. As construtoras devem investir em projetos sustentáveis com soluções inteligentes para diminuir os impactos negativos ao meio ambiente.

 

 


Moveis planejados

Os móveis não fazem apenas parte do imóvel, mas sim parte da vida das pessoas. Por isso cada vez mais passam por adaptações que facilitam o dia a dia e se alinham ao perfil dos moradores ou proprietários do local. A indústria moveleira, principalmente de moveis planejados vem crescendo ano a pos ano acima da média e se mostra muito promissora e sustentável. Isso porque as empresas conseguem estar à frente das expectativas dos consumidores com relação à cores, acessibilidade, materiais ecologicamente corretos, design, iluminação e alta tecnologia. Antes os imóveis eram maiores, espaçosos, agora a tendência são locais menores, mas que precisam manter o conforto, a praticidade e a identidade das pessoas que moram ali. Dessa forma os móveis planejados são sem dúvida a opção que mais atende essas necessidades.


Reformas gerais

Investir no setor de reformas gerais se tornou um dos negócios lucrativos na construção civil.
Projetos residenciais
O sonho da casa própria é algo que ainda está em alta no Brasil. Assim, investir na construção de projetos residenciais é uma maneira de buscar lucros.

 

 

Limpeza pós-obra
A terceirização de etapas construtivas vêm se tornando cada vez mais comum, em especial a limpeza pós-obra. A demanda por companhias que façam esse serviço é grande, tornando um negócio lucrativo na construção civil.
Serviços especializados
Algumas etapas e técnicas construtivas demandam mão de obra altamente qualificada. Por isso, ainda na onda da terceirização, muitas organizações vêm procurando empresas que oferecem  serviços especializados. Como exemplos de serviços especializados para a construção civil, podemos citar os de demolição e os de projetos complementares, como elétricos e hidrossanitários. Além disso, é possível investir também nos serviços de acabamento e o de preparação do terreno.

MalaCria Soluções

- REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.