Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.

 

10 DICAS PARA TER MAIS SAUDE

1- Pratique exercícios

A correria do dia a dia não conta como exercício, nem vale como desculpa para não praticá-los.

 

2-Tome bastante água

Beber pelo menos 2 litros de água é altamente recomendável. Além de hidratar, estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, mostrou que aumentar a quantidade de água que você ingere pode ajudar a diminuir o consumo diário de calorias, níveis de gordura saturada, sal, açúcar e colesterol.

 

3- Tome sol

A exposição ao sol nos horários errados e sem proteção causa danos à pele, inclusive câncer. Mas você sabia que evitar totalmente o astro rei também é ruim para a saúde? Saiba como tirar proveito do sol de forma saudável.

 

4- Alongue-se

Alguns exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a reduzir a tensão muscular, promovendo relaxamento, alívio da dor e endireitando a postura.

 

5- Tire um tempo para cuidar da mente e espírito

A meditação, por exemplo, traz uma série de benefícios ao corpo e a mente, comprovados através de estudos. Separe momentos do seu dia para entrar em contato com seu interior, o universo ou praticar sua religião.

 

6- Pratique sexo

Ele não proporciona só prazer. O sexo ainda pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde também.

 

7- Alimente-se bem

Não deixe que a falta de tempo impacte no seu cardápio. Ter bons hábitos alimentares contribui para o aumento da qualidade de vida.

 

8- Faça pequenas pausas durante o trabalho

Levantar para aquele cafezinho ou parar para conversar com um colega é muito bom.

Pausas curtas e frequentes durante o dia de trabalho conferem mais resistência, menos dores e revitalizam a pessoa, além de aliviar efeitos físicos e psicológicos que uma jornada sem paradas pode causar.

 

9 – Durma bem

Não descansar o tempo necessário impacta na saúde física e mental, por isso, tente programar seu dia de forma a descansar o suficiente.

 

10. Sorria para a vida

Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante sete anos. Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até duas vezes. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, aposte em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins. A dica vem direto da Universidade de Essex, no Reino Unido, que descobriu que praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam (10 minutos bastam!), melhoram significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.

 

 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.